Tarja

"Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisa que não precisamos."

Monday, September 16, 2013

Fudido... merda...banheiro!


Salve, salve, fudidos e fodões!

Sumi um pouco. Estava com várias ideias de postagem. Queria manter uma média boa na primeira semana. Mas não deu...
Coisa ruins acontecerem nesse fim de semana. Me lembrando o quão fudido sou...

Como ando me sentindo...

Ainda, este fim de semana, no blog do Fudido de Merda (no último post dele) o pessoal comentou o tanto que são fudidos também. Toda essa existência humana, humilhações, sofrimento, em busca de uma felicidade não garantida...

E o pior, vejo a cada dia mais pessoas se abrindo e se declarando insatisfeitas. Também, reparo isso no dia a dia, na cara das pessoas que cruzo na rua...

Vamos ver onde isso vai dar. Estou pensando em adotar um hobby, musica, esporte, sei-la... pra ver se pelo menos gera um social maior. Se distrai a cabeça pra não ficar tão depressivo. Vocês fazem alguma coisa? Possuem dicas?

Segue abaixo um videozinho que me tocou. É bem exagerado... mas não tenho dúvidas que tem um pouco disso na maioria das pessoas, em doses maiores ou menores...



Outro dia reparei no carinha que limpa banheiros públicos (shopping, rodoviária, aeroporto, etc). Deve ser uma merda de emprego. Reparava que a maioria era aquela cara de derrotado... de certo modo fico comovido com os caras. Tem muito subemprego fudido. Eu no meu emprego mediano, já reclamo, isso porque ainda tenho chances...imagine esses caras? É... tem hora que penso que tenho que parar de reclamar tanto também.

MERDA...

PS: O video ta em inglês, mas da pra entender a excência sem saber...
Ta aí uma coisa importante hoje em dia. Costumo dizer que inglês é importante, muito mais pessoalmente, do que profissionalmente. Permite ler varios livros que nem foram lançados em português. Conversar com pessoas de fora, que possuem uma visão e cultura diferente de nós, dentre outras coisas bacanas... em fim... mas e vocês leitores, sabem inglês?

Wednesday, September 11, 2013

O risco de querer ficar rico rápido! [MMI]


Salve salve, guerreiros da selva de concreto rumo a IF!
Hoje sim vou abordar o tema $$, que no fim das contas, é o tema principal deste blog.

Quero aqui discutir o Método Mobral de Investir [MMI] (quero falar dos investimentos em ações de alta "periculosidade" e não dos investimentos que o Sr. Zé Mobral anda fazendo com índias.) 

A maioria de vocês, leitores da blogosfera de finanças, provavelmente conhecem el-rei do Badoo... O indivíduo que melhor achou utilidade para as caçambas de lixos.... O Sr. Mobral! O ninja da frugalidade extrema.

Quem não o conhece, recomendo que invistam um pouco do tempo com a leitura do blog do dito cujo: http://zemobral.blogspot.com.br

O pior melhor investimento do Mobral:
Sua índia alimentando o Mobralzinho!

O Mobral é conhecido também pela grande rentabilidade que os seus investimentos possuem (ou possuiam?). Ele têm uma estratégia de investimento diferente de toda a manada (ou seria idêntica? - enriquecimento rápido!?) que vale a pena ser analisada com um visão um pouco diferente e correlacionando ao país das bundas (que valem mais que mentes)! 

Uma música que retrata a merda nobreza do nosso país!

O Mobral "desenvolveu" um método de investir em que ele procura garimpar as empresas turn-arounds. Aquelas empresas capazes de darem uma guinada do nada! Saem do prejuizo para o lucro incessante e insano. Vale lembrar que é uma estratégia de alto risco, como o próprio Mobral diz. Acredito sim que seja possível e viável. Maaaasss, somente se você se dedicar muito a isso (quase que exclusivamente) ou principalmente se tiver informações privilegiádas (INSIDER) - o que é crime! Porém infelizmente (como quase tudo nesse país) a maioria dos casos nem são punidos...

ROMPEU! ROMPEU! COMPRA! COMPRA!

O foco da estratégia é nas guinadas nos fundamentos da empresa, não necessáriamente na virada dos preços. Esse fator por sí só, já dá uma segurança a mais aos investimentos. Se fosse baseado em apenas preço aí sim ia ser especulação pura e os tombos mais doloridos (vaaaaiii OGXP!!). 


Mas é aí que a merda entra, profundamente! (E o vídeo acima passa a fazer mais sentido) 

Estamos no BRASIL!!!

Aqui é terra de índio (e índias badoonianas também!)

Mesmo que você tome o cuidado de pesquisar bastante e estudar muito a empresa, quem garante que os resultados não estão sendo manipulados? O caso clássico que veio à público é das ações da Mundial!

MNDL3 - Vendemos alicates e tesourinhas ... que valem mais do que barras de ouro! 

Não quero criticar a estratégia do Sr. Zé Mobral. Estratégia que julgo boa sim, pois induz o sujeito a estudar os balanços das empresas e compreender melhor o mercado. O que quero alertar pros fudidões Brasil afora é: 
MUITO CUIDADO! 


A MNDL3 chegou a subir 2950% em 6 meses. Mas apenas para efeito de comparação, peguei o gráfico de cotações e vi que do topo histórico, ao preço atual a ação vale apenas 1,36%. Logo deveria subir 7537% para voltar ao topo histórico!

Sei que a estratégia do Mobral não é tão banal assim e que a comparação aqui é extrema. Mas fica o alerta. O risco é maior e o tombo muitas vezes iminente!

MNDL3 - Do topo ao ABISMO!

Tenham sempre em mente que somos fudidos! Não temos superpoderes nem informações privilegiadas! Você é frugal ao extremo, sacrifica sua vida para isso e deve portanto evitar também ao máximo perder dinheiro. Investir em ações já é arriscado!! Investir em ações sem histórico de bons desempenhos é ficar VULNERÁVEL! Dediquem sempre pequenas frações para este tipo de investimento, pois se enquadra como especulação. E a regra MASTER BLASTER jamais pode ser esquecida.... diversifique, SEMPRE!

(PS: Para você que não conhece o caso da Empresa MUNDIAL, recomendo ler este artigo da revista EXAME: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1018/noticias/escandalo-na-bolsa )

Monday, September 9, 2013

Encher o rabo de dinheiro?!

Um jovem de apenas 21 anos, recebia 40k libras por ano. Em contas de padeiro, (libra a 3,7) seriam 148k Dilmas por ano. Pouco mais de 12 mil por mês (considerando 12 meses, sem 13°). Óbvio que essa conta não pode ser levada ao pé da letra! O custo de vida e a média salarial na Inglaterra é muito maior. Porém muitos produtos são bem mais baratos também (exemplo, carros e eletrônicos). Por isso, grosseiramente, é uma comparação que é aceitável.

Além do mais, ainda nem considerei os bônus que esse pessoal costuma ter. E vale lembrar ainda que ele apenas estava em incío de carreira... Ele era ESTAGIÁRIO!

Estagiário Brasileiro rumo ao "milhão"!
A questão é: Você não trabalharia insanamente para ganhar milhões em poucos anos?

Meu sonho era trabalhar nesses bancos de investimentos TOP, ao lado desse pessoal que enche o rabo de ganhar dinheiro...eu moraria no escritório (que com certeza deve ser bem melhor que a merda do lugar onde moro). Perderia sábados e domingos. Não me importaria trabalhar muito se recebesse um salário "top of mind" e bônus gordo de 532k no fim do ano. Tanto é que o maior problema desses bancos de investimentos é justamente esse. A galera fica rica rápida de mais lá dentro e acaba caindo fora. Torrando tudo. Perdendo a linha.... aaahhh meu sonho. 

Mas voltemos a realidade. A realidade dos fudidões no Brasil é outra. Já cheguei a trabalhar que nem condenado várias semanas. Sábado e domingo. Mas pra quê? Para ganhar horas no banco de horas, que nunca serão pagas... e que nem sequer posso escolher quando tirar férias! Sou obrigado a pegar férias coletivas quando minha empresa decidir.... e ao critério do meu chefe, quando for mais conveniente (em geral quando tem pouco trabalho). Fica até dificil planejar férias.
Não adianta. Você se mata de trabalhar. Consegue produzir mais do que muitos funcionários da empresa, em geral muito mais do que o pessoal antigo tidos como "sêniors" e obviamente só porque sou apenas um bosta de um funcionário sem um currículo de anos e anos de experiência eu ganho 4 vezes menos... Produzo 4 vezes mais e ganho 4 vezes menos... MERDA! 

E aí? Valeria a pena se matar de trabalhar por nada experiência? ÓBVIO que não! A maioria das empresas brasileiras não possui essa cultura de meritocracia. MUITO PELO CONTRÁRIO! Aqui no Brasil é tempo de casa... funça antigo e AMIGO do chefe. O verdadeiro QI - quem indica OU Quem tem Influência! E nós fudidões. Nos fudemos!

Aí vale mais a pena ir pra casa. Ler um livro. Praticar um hobbie. Academia. Ver os amigos... beber todas e ser feliz. Talvez estudar por conta própria algo interessante. Planejar os investimentos. Um futuro empreendimento. Formas de ser mais frugal e economizar. Meios de se desenvolver e lidar melhor nos relacionamentos (entenda: aprender a não ser um perdedor e aprender a pegar mais buças).

Desenvolvimento pessoal. fudidos também podem. Devem!

Bem... voltando ao caso do jovem Moritz (assunto do início do post), o estagiário de 21 anos que morreu de tanto trabalhar!
Do que adianta o maluco encher o rabo de dinheiro? Ele ganhava uma puta grana já tão jovem! Mas se dedicou tanto para DAR, literalmente, a vida pro chefe dele ? Este é um caso muito específico. Se tivesse o emprego dele. Dedicaria horas e horas de trabalhos incansáveis sim! Mas também me preocuparia com a saúde, a
limentação e sono. A virilidade da juventude é passageira! Mas me esforçaria ao máximo para me manter nesse emprego, com planos de frugalidade e investimentos para alcançar rápido a independência financeira, além de diversão também para não me deteriorar tanto assim no trabalho...

Nós jovens fudidos também temos o direito de sermos felizes!
Usando as caçambas como nosso amigo Mobral... pra se divertir!

Porém minha realidade é completamente diferente. Me esforçar demasiadamente é desperdício de energia, pois não serei recompensado. Neste caso acredito mais na eficiência e na lei do esforço necessário, além da diversificação. Não adianta eu me matar (e me privar de outras atividades) para aprender uma nova lingua em 6 meses, por exemplo, se isso não vai ter alto impacto na minha vida. Mas acredito que vale a pena se esforçar ao longo dos anos... sempre aprender algo novo. Desenvolvimento constante, pois muito mais do que desenvolvimento profissional deve ter também o foco pessoal. É só ir sem pressa. Aprendendo várias coisas paralelamente... mas de forma constante.

Entretanto, a morte desse jovem também me faz refletir muito sobre a vida. Afinal, para a maioria de nós, acabamos vivendo para trabalhar ao invés de trabalhar para viver. A semana toda é gasta em função do trabalho e só temos um pouco de paz nos fins de semana (isso quando não nos preocupamos com contas, impostos, rejeições, etc). É nessas horas que relembro da vida no interiorzinho. 

Cidadezinha TOP!

Penso no estilo de vida do Roger da Cidadezinha. É o sonho. O ideal! Mas com alguns poréns que explico em um post futuro. Pois quem nasceu no interior sem ter rodado um pouco, em geral não dá valor e continua preso na matix, num ciclo.



A libertação está em sair do interior e retornar depois de um tempo... como alfa top, el rei feudal!

Ex-Fudido. Agora Rei... com algumas de suas mulheres!
Porém enquanto isso... estamos na labuta!

PS:
E vocês? Acham esse Moritz um workaholic babaca? Se matariam de trabalhar por bônus milionários?
Visam uma vida mais equilibrada? Ou extrema?
Avante fudidões!
MF

A labuta...

Faz algum tempo que já leio os blogs de finanças brasileiros. Entre idas e vindas... "Ostras que se foram... Fudidões que surgem"...a verdade é que gosto de muitos deles, mas nunca me identifiquei completamente com nenhum.

Aparenta ser um cara gente boa. Por vezes passa a ideia de personagem. Pretendo dissecar o mesmo em um post futuro. Mas no momento me atenho a dizer que o estilo de vida dele parece ser irreal, assim como atitudes e decisões que o mesmo toma. (Será que estou equivocado?)


Prega um estilo de vida extremo. Acompanho o cara na torcida. Quero ver ele vencer esse jogo chamado vida, no modo HARD (afinal é a única opção que tinha pra nós fudidões). Mas o estilo de vida dele eu ainda tenho que engatinhar muito pra chegar lá... putas e mais putas. Treino pesado. QI acima da média. Patrimônio quase zero ( ou alguém tem uma fonte mais correta?). É preciso coragem pra adotar o estilo de vida dele...


El Rei da blogosfera de finanças e da trolagem mereceria um post dedicado também. Mas o cara é top of mind. Eu ainda sou uma ameba... 



O rei da frugalidade era o meu heroi da blogosfera. Mas desencanei dele com toda essa história da índia.... talvez seja um pouco da minha inveja. Nem no Badoo eu consigo me dar bem... mas continuo na torcida pelo maior ninja que a blogosfera de finanças já viu (espero que ele não seja um personagem, iria destruir o mito).



É o novo banbanban do pedaço. Já chegou botando moral na vila virtual das finanças... Mas PQP! Não da nem pra chamar o cara de fudido. Ele se deu é muito bem...  Interior! Concurso “Top of Mind” . Vai comprar carro do ano. Traçando novinhas... é o sonho de estilo de vida de muitos Fudidões Brasil a fora...



Vocês já conheciam todos? Esqueci de alguém? Quem mais vocês indicariam? Quem são os "top of mind" da blogosfera de finanças?

Bem...E eu? 
Por fim... chegamos a minha pessoa. Apesar de adimirar o estilo extremo de alguns. Não é exatamete o que procuro para minha vida. Pelo contrário... quero caminhar rumo a Independência Financeira (IF), mas aproveitar a vida ao mesmo tempo. Do que adianta perder a virilidade, potência e paudurecencia que a juventude lhe propicia?

O último paletó não tem bolso...

Então... Novato na área. Sou o Migrante Fudido (MF). Vim parar na capital em busca de melhores salários. De crescimento e desenvolvimento pessoal, por mais idiota que isso possa soar. Sonho um dia em voltar pro meu interior... e espero que assim, cheio da grana...

Irei discorrer mais sobre o assunto em um post futuro. No momento este é apenas uma introdução explicando um pouco também da grande motivação. Mas enquanto isso vou me fudendo nessa selva de concreto. Sejam bem vindo leitores, pobretões, fudidos, funças públicos, sofredores da iniciativa privada, empreendedores...todos aqueles em busca da tão sonhada Independência Financeira.

Um dia ei de prosperar. E vocês poderão acompanhar aqui a minha jornada...

Enquanto isso.

A labuta continua....