Tarja

"Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisa que não precisamos."

Saturday, December 28, 2013

Empresas que se preocupam com nós!

Grandes, saudações!

Festas de fim de ano, estou aproveitando a família e os amigos. Descansando e me distânciando um pouco do computador.

Mas recebi esses dias o boletim semestral da EZTEC impresso ressaltando os bons resultados de 2013 e explicando um pouco mais da forma de trabalhar deles. Fiquei muito feliz com essa atenção que eles deram aos pequenos investidores. Nunca tinha recebido nada semelhante de outras empresas. Acredito sim que seja um dinheiro bem gasto, pois é algo informativo, de baixo custo e representa a importância que nos dão. 

Informe EZTEC - Boletim Semestral Ano 5 - Número 8 / Dezembro 2013

Os bons investidores não dependem desse tipo de material, basta procurar na internet que encontramos muito mais informações. Mas sou adepto da filosofia de focar na minha vida pessoal e profissional, logo, muitas vezes menos é mais. Então não me atento a aprofundar meus conhecimentos sobre todos os meus investimentos. Basicamente me preocupo com o básico, lucro! E sempre procuro acompanhar para ver se as empresas nas quais invisto continuam gerando lucro de forma eficiente.

Engraçado pensar que comecei a investir en EZTEC "por acaso". Tenho ações de outra construtora, e pensando em abaixar o preço médio, reavaliei se seria mesmo um bom investimento, afinal tenho essas ações da época, em que mal avaliava as empresas em que investia, e acabei me deparando com a EZTEC. Eu não tinha o menor motivo para comprar ações só para abaixar preço, uma vez que existia uma empresa do mesmo setor, grosseiramente mais barata (P/L) e muito mais bem gerenciada.

No mais é isso pessoal. Desejo a todos um ótimo ano. 
Que 2014 seja ainda melhor, profissionalmente  e pessoalmente, do que 2013.
E que nossos investimentos sejam frutíferos e se perpetuem ainda mais!
Grande abraço!


Obs:
Quem quiser verificar o Informe que comento no post. Segue link.
Devo divulgar o balanço do meu patrimônio em breve. Só não prometo data, pq estou de férias! Sem obrigações parceiros! abs

Saturday, December 14, 2013

Moedas Virtuais no contexto da IF.

Não vou me atentar muito aos conceitos das moedas virtuais. Existem milhares de artigos na internet que desbravam muito bem o assunto. Se você não entende nada sobre o assunto. Sugiro que leia, se informe e "fique por dentro". Trata-se de um novo conceito de transações financeiras, que julgo que terá grande futuro. Não só eu como grandes instituições financeiras e formadores de opinião. Só para exemplificar, nos links abaixo, você confere algumas notícias referente a opinião do Bank Of America sobre a moeda:

Inc: Bank of America: Bitcoin Will Be 'Serious Competitor' to Cash
The Verge: Bank of America says Bitcoin could become a 'major means of payment'

Moeda do futuro?
Por si só, esse já seria um bom motivo para investir nessas moedas, não? 

É...não mesmo!

Explico.

Apesar de ver grande futuro neste novo paradigma, nada não passa de uma grande especulação (principalmente no início, em que existe uma grande volatilidade). Toda e qualquer moeda em sí, assim como o ouro, são formas de se especular. São recursos que não geram valor, empregos, produtos, etc. A variação dos seus preços, nada mais é do que o "humor", valor extrínseco, que o mercado esta disposto a pagar. 

Curto e grosseiramente, é como uma jóia, ou uma nota de papel. Guarde-a na gaveta e teoricamente, você terá daqui 50 anos a mesma jóia e a mesma moeda. Obviamente o seu valor será diferente, de acordo com o que o mercado está disposto a pagar. Isso acontece com qualquer mercadoria. É bem diferente de comprar um pedaço de uma empresa, em que "supunhetemos" que nestes mesmos 50 anos, a empresa dobre o lucro, logo, teoricamente e grosseiramente, esse pedaço da empresa que você comprou, deveria valer o dobro (seu valor estaria ligado diretamente a sua capacidade de geral lucro).

"Dizem pra colocar dinheiro agora... então a bolha estoura!"
Obvio que não é tudo simples assim. Ao comprar ações da AMBEV, por exemplo, nada irá garantir que ela manterá o mesmo ritmo de crescimento dos ultimos anos, assim como, nada garantirá que ela continuará como a maior companhia de bebidas do Brasil. O seu valor em si, também não é unicamente relacionado a sua capacidade de gerar lucro. Nada revelador de minha parte. Bons investidores sabem disso de cor e salteado. Mas trata-se de um viés diferente. Empresas são dinâmicas e passíveis de adaptações, além de envolver vários aspectos políticos (mercado, empregos gerados, protecionismos, interesses pessoais, etc).

Já essas novas moedas virtuais, além de não haver essas garantias de que uma delas será mesmo a moeda que irá prevalecer. A possibilidade de surgir uma moeda com uma tecnologia mais "robusta" capaz de desbancar a BitCoin é muito maior, mais imprevisível e capaz de ser mais instantânea (a migração), principalmente nesse período de instalação/implementação. 

O que temos que entender bem, é a diferença entre essas opções de alocar o seu dinheiro.

Y!
Devemos separar muito bem o que é investimento do que é especulação.
Nada contra você alocar parte do seus recursos para especular, desde que seja um valor que não comprometa o seu patrimonio e que também exista uma estratégia.

Eu, particularmente, ganho o meu sofrido dinheiro com muito suor. Horas e horas de trabalho despendidas quase que "enjaulado", com a liberdade praticamente privada. Ainda tenho que pagar tudo mais caro. É o carro mais caro do mundo, o minuto de telefone mais caro do mundo, os eletrônicos mais caros do mundo (ex: iPhone, PS4), provavelmente as moradias mais caras do mundo (principalmente em algumas regiões de SP e RJ), o governo mais ineficiente e currupto do mundo...

Trabala e não reclama!
Não temos muitas opções a não ser aceitar boa parte de toda essa merda. Perder boa parte de nossa juventude e paudurecência, para sofrermos nesse pais das aparências e da ostentação. LOGO, não estou disposto a correr grandes riscos de algo em si que não passa da mais pura especulação, mesmo que ainda acredite ser o futuro das transações financeiras! Já corremos o risco inerente das ações, que são muito mais fundamentadas e sólidas. 

Ta Barato! Seu otário!
Sei que muitos podem alegar que o Bitcoin, assim como o Dolar é um representante do mercado. Que o Dolar representa a economia americana, e em uma analogia barata, o BitCoin seria a nova forma de representar a economia mundial. Porém o Dolar em sí é apenas um nome, e um papel impresso... 
Todos sabemos que no Brasil mesmo, já mudamos de moedas/cotações/papeis várias vezes. Uma moeda forte em si, depende de uma economia forte. E a base de uma economia forte nada mais é do que suas empresas e companhias, gerando lucro e empregos. 

Logo, portanto, enfim, as respectivas ações destas empresas são os melhores representantes do sistema captalista e da possibilidade de enriquecimento que este sistema nos permite.

Assim seja!

Rumo a IF!

Sunday, December 8, 2013

[Rentabilidade] Novembro


Segue este post rápido, como teste para a futura postagem de meu patrimônio.
Como havia dito, estou utilizando o Google Finance. Infelizmente, não consegui isolar o mês de Novembro. Esse foi o Zoom Mínimo que o google permitiu.

Coloquei em comparação ao índice Bovespa, pois para apresentar o montante bruto de meu patrimônio, pretendo incluir a renda fixa, o que ainda não foi feito.


Basicamente o que segurou o mês foi o aporte, que em comparação com o montante aplicado em renda variável, chega a ser bem considerável.

Segue o gráfico abaixo.



Novembro ruim. O aporte que segurou a queda.



Aos poucos chegamos lá. 
Abraço senhores!

Friday, December 6, 2013

Don't stop playing!

Grandes Fodões e Fudidos.
Vou voltar a postar.
É... fiquei um tempo afastado. Muito trabalho. Muita merda rolando. E a vida continua.
Vou mudar um pouco a abordagem do blog. Eu sou péssimo com a escrita. Então vou focar mais em textos curtos e mais frequentes. Ver se consigo manter essa merda. A blogosfera das finanças é um lugar motivador, me faz bem. Tivemos muitas perdas nos ultimos dias (ex: Mobral e Roger), mas o show deve continuar!

Pretendo passar a divulgar o meu patrimônio. De uma forma diferente do pessoal.
Vou utilizar o Google Finance pra isso.
Não sou muito fã desses controles de patrimônios minusiosos. Meu foco é acumular capital, manter o estilo de vida frugal e, quem sabe, um dia empreender!
Ficar acompanhando o sobe e desce, só mexe com nosso psicologico, o importante é acompanhar o desempenho das empresas e acumular patrimonio. Rumo a IF!

No mais é isso.

Temos um longo caminho pela frente...