Tarja

"Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisa que não precisamos."

Saturday, August 30, 2014

[Fechamento] Agosto/14

Salve Salve blogosfera das finanças!

Agosto emocionante no mercado acionário! Quase todos colheram bons frutos. Com o Migrante aqui não foi diferente. Round kick ass...

BATI MINHA META DE 2014 !



Se o fechamento anterior merecia uma inspiração, este merece uma comemoração!

Yeah!
Não bastasse o bom desempenho, finalmente estreiei nos FIIs e montei minha primeira operação com opções (ainda aberta). Também estou fechando um ciclo em minha vida. Mudanças (positivas) são cada vez mais iminentes!

Chega de lero-lero, vamos ver a "belezura" do desempenho:

Fechei o mês com R$ 151.673,83.
Variação patrimonial: +9,72%  
Rentabilidade pelo sistema de cotas de: +7,49%. (carteira geral)
Rentabilidade pelo sistema de cotas de: +12,08%. (somente renda variável) - IBOV +9,78%

Como podem observar, resolvi informar o desempenho não somente do global (carteira), como também da renda variável. Assim acredito ser mais justo as comparações com o desempenho do IBOV, uma vez que a renda fixa tende a "segurar" o desempenho geral e aí ficamos com aquela impressão de que minha carteira não é tão "eficiente" quanto o mercado.

Segue também um novo gráfico para acompanhar a distribuição da minha carteira. A meta agora é "crescer" os FIIs para ter um fluxo de caixa mínimo que cubra os custos de operação e que seja, no longo prazo, até mesmo capaz de fazer o "rodízio" de forma mais consistente (sem depender tanto dos aportes).

Distribuição da carteira - Agosto de 2014


A meta de 2014 foi alcançada (150k). Mesmo que feche o ano abaixo deste patamar, meu foco já passa a ser o próximo indicador. Acredito que a meta de 2015 deva ficar nos 200k. Ela será realmente estabelecida no fim deste ano. Infelizmente o meu crescimento patrimonial ainda é lento. Meu poder de aporte é muito restrito. Por isso, possuo um grande foco ainda de me desenvolver mais, para aumentar minha renda.

Continuemos nossa existência...

Sem mais delongas guerreiros.
UTAH!
MF

Tuesday, August 26, 2014

[Desempenho] 1S 2014 - Devemos desistir?

Fala galera, post rápido que estou enrolando faz tempo para postar mas que de certa forma tem muito a ver com o momento em que a blogosfera vive.

O desempenho histórico da carteira do migrante até este primeiro semestre de 2014!

Vamos lá:

Desempenho pífio?
Como podem observar no gráfico acima, o meu desempenho (Índice) não foi muito bom até então. aqui entramos em um ponto importante tocado pelo Dividendos, de que talvez seja melhor deixarmos nosso dinheiro na renda fixa.

Ainda não penso bem assim. É visível que o esforço tem certo valor, se comparado ao IBOV (e consequentemente a compras passivas de ETFs BOVA11). Porém o mesmo ainda perde para o DI e até mesmo o IPCA. Triste... Acredito que o desempenho de Julho e Agosto devam melhorar este gráfico. Mas outros 2 pontos pesam contra este resultado. O desempenho ruim da renda variável dos ultimos anos e o fato de minha carteira ainda ser muito nova. Ainda acredito que no longo prazo, tudo será frutífero! Isso ainda porque estou evoluindo cada vez mais. Esse mês já até comprei FIIs e operei opções. Pela primeira vez! Diversificando assim cada vez mais a estratégia. Tentanto colher frutos dos melhores pomares possíveis!

A todos os amigos que divulgaram sua insatisfação com o mercado ultimamente, conforme discutido no belo post do El Rey Troll. Eu vos digo! Eu ainda "tenho fé"! (metaforicamente, sou ateu!)


Acumulo Patrimonial do Migrante - Histórico - 1° Semestre/2014
Ainda bem que iniciei essa jornada em 2013.
Se está desse jeito estando ruim... Fico imaginando quando estiver bom!

Avante Guerreiros!
Utah!

Sunday, August 3, 2014

[Fechamento] Julho/14

Salve Salve guerreiros!

Mais um fechamento de mês. Resultado positivo. Dividendos cada vez pingando de forma mais consistente. Pena que é um processo tão lento... neste ritmo 1 milhão só pelos 40 anos. Reforçando cada vez mais a ideia de que o empreendedorismo é a melhor saída!

Bem...

Primeiro, uma inspiração!

Ok, foco!
Julho foi um bom mês. A bolsa no início subiu muito (cheguei ao pico de 142k), mas acabou devolvendo boa parte no final. Chega de lero-lero. Vamos aos resultados, bravos leitores:

Fechei o mês com R$ 138.240,79.
Variação patrimonial: +3,86%  
Rentabilidade pelo sistema de cotas de: +2,58. (Contra 5% do IBOV)

Dessa vez tomei uma surra do IBOV. Vamos ver como minha carteira se sai mais no médio prazo.
Se depois de um período de maturação, os resultados continuarem "inconsistentes", reavalio toda a estratégia. Mas no momento é manter o foco...

Ainda possuo 3 categorias de investimentos que preciso amadurecer. FIIs, Opções e investimentos no exterior. No momento minha carreira profissional vem dificultando os meus estudos, por isso ainda não me aventurei nos mesmos.

Falando em carreira, já ficou definido. O migrante vai migrar novamente. Não sei ao certo quando, nem para qual estado. Mas o martelo já foi batido ( a não ser que eu mude de emprego ). O mercado não está bom. Tenho que aceitar as condições impostas. Nenhum privilégio ou bônus. É aceitar para não rodar...

Uma boa notícia (pelo menos) é que terminei as parcelas da pós semestre passado. Vai sobrar mais grana para aportar e participar de cursos e eventos. Agora é terminar o trabalho final e cogitar um mestrado em uma instituição pública. Talvez já em 2015. Veremos...

Abraços Guerreiros!
Obrigado por manterem a blogosfera de finanças viva.
Somos uma família!
UTAH!
MF