Tarja

"Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisa que não precisamos."

Saturday, December 28, 2013

Empresas que se preocupam com nós!

Grandes, saudações!

Festas de fim de ano, estou aproveitando a família e os amigos. Descansando e me distânciando um pouco do computador.

Mas recebi esses dias o boletim semestral da EZTEC impresso ressaltando os bons resultados de 2013 e explicando um pouco mais da forma de trabalhar deles. Fiquei muito feliz com essa atenção que eles deram aos pequenos investidores. Nunca tinha recebido nada semelhante de outras empresas. Acredito sim que seja um dinheiro bem gasto, pois é algo informativo, de baixo custo e representa a importância que nos dão. 

Informe EZTEC - Boletim Semestral Ano 5 - Número 8 / Dezembro 2013

Os bons investidores não dependem desse tipo de material, basta procurar na internet que encontramos muito mais informações. Mas sou adepto da filosofia de focar na minha vida pessoal e profissional, logo, muitas vezes menos é mais. Então não me atento a aprofundar meus conhecimentos sobre todos os meus investimentos. Basicamente me preocupo com o básico, lucro! E sempre procuro acompanhar para ver se as empresas nas quais invisto continuam gerando lucro de forma eficiente.

Engraçado pensar que comecei a investir en EZTEC "por acaso". Tenho ações de outra construtora, e pensando em abaixar o preço médio, reavaliei se seria mesmo um bom investimento, afinal tenho essas ações da época, em que mal avaliava as empresas em que investia, e acabei me deparando com a EZTEC. Eu não tinha o menor motivo para comprar ações só para abaixar preço, uma vez que existia uma empresa do mesmo setor, grosseiramente mais barata (P/L) e muito mais bem gerenciada.

No mais é isso pessoal. Desejo a todos um ótimo ano. 
Que 2014 seja ainda melhor, profissionalmente  e pessoalmente, do que 2013.
E que nossos investimentos sejam frutíferos e se perpetuem ainda mais!
Grande abraço!


Obs:
Quem quiser verificar o Informe que comento no post. Segue link.
Devo divulgar o balanço do meu patrimônio em breve. Só não prometo data, pq estou de férias! Sem obrigações parceiros! abs

19 comments:

  1. Recebi esse da Eztec e também da Eternit.
    Enquanto muitas empresas nem retornam questionamentos feitos ao R.I. essas mostram a importância dão aos minoritários. Muito legal.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala Wagner!
      Não recebi da Eternit. Comprei não faz muito tempo também e ainda tenho poucas...
      É interessante ver como esses pequenos detalhes revelam muitas coisas sobre as empresas!
      Volte sempre!
      Abraço.

      Delete
  2. A Eternit sempre manda, mas acho totalmente desnecessário, papel que vai pro lixo, e olha que recebi dois, porque tenho ações da EZTC em meu nome e no nome da esposa. Meu dinheiro indo pro lixo. Em plena época de ambiente sustentável e este povo jogando papel fora. Podiam mandar um pdf não?
    Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Uorrem, pensando por esse lado. É dinheiro jogado no lixo, como você disse.
      Mas por outro acredito ser um dinheiro ínfímo. A tiragem desse boletim da EZTEC por exemplo, foram apenas 19.000 exemplares.
      Eu ainda tive uma aulinha de como investir no setor de imóveis. Uma "leitura bobinha" que me deu umas visões que acredito que me serão úteis em algum momeno (dá uma olhada na página 6). Eu dificilmente leria esse boletim vasculhando pela internet...
      No fim achei de valia. Mas certeza de que se estiverem gastando muito dinheiro pra fazer isso. Também não apoiaria...
      abraço!

      Delete
    2. preferia mais 0,02 de dividendos ou um pendrive com todos os dados, ai uso o pendrive depois rs...

      Delete
    3. kkk, boa anonymous. Para mim estes boletins não passam de propaganda. tipo assim, época de natal, casa cheia, o folhetim começa a rodar na sala, o povo acha bonito, gente que nem conhece ação começa a comprar, começam a ver novos apartamentos, empresa boa, bla bla bla, marketing puro. então são algumas árvores cortadas a maias para fazer o papel dos 19;.000 exemplares, mas se você tem ações da FIBR3 e SUZB5 então pode ficar sossegado, rs.

      Delete
    4. Boa anon, tambem prefiro mais dividendos! hehehe
      mas nem acho que chegaria a esse valor.
      Tambem achei que tem um aspecto de Marketing forte, Uorrem. Eu mesmo fiquei com vontade de comprar apartamento com eles... quem sabe um dia. kkkk
      abs

      Delete
    5. Também recebo esses informativos. Para o investidor que acompanha a empresa, esses papéis são inúteis, mas como o Uorrem disse, servem muito bem como marketing (inclusive eles mandam o papel no plástico transparente...)

      Delete
    6. Grande Steh Bullock.
      Com certeza possui os dois viés, informativo e marketing.
      Mas tem empresa que ta cagando e andando para nós. Pelo menos esses se "preocupam".
      Volte sempre amigo.
      abraço!

      Delete
  3. Muito bacana a revista.
    EZTEC realmente eh uma empresa diferenciada.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nos preocupamos com os fundamentos (números) das empresas e as vezes nem sabemos direito como elas são geridas. Gostei de conhecer um pouco mais da EZTEC. Cada vez que leio mais sobre ela, mais fico impressionado.
      Abraço IO
      Volte sempre!

      Delete
  4. Olá meu amigo...
    Realmente a Eztec é uma das empresas mais capacitadas em Marketing, sempre que pode ela se gaba de ser uma das empresas com maior margem do segmento, com lucros crescentes, dívidas sobre controle etc...etc...

    Empresa de construção cívil é Phd em lucro, o problema é que a maioria delas retém o lucro para os dirigentes, com bonificações altíssimas, participações, etc.. assim como empresas de companhias aéreas.
    A eztec vem nessa contra corrente, e tem mostrado lucros e fundamentos consistentes. Mais ainda temos que ter um pé atrás com esse setor, o fato dela distribuir apenas pouco mais de 1 % aos acionistas minoritários, me deixa ainda mais
    ressabiado.
    Nesse setor, já vi empresa ser queridinha do mercado e após 1 mês, devida a alta alavancagem, ser empresa na berlinda...
    A boa notícia é que a eztec trabalha com recurso próprio....
    Mas vamos ficar de olhos bem abertos...

    Feliz 2014 e que seu sonhos se concretizem...

    grande abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Grande Catarrento.
      Realmente é um setor complicado. Mas no longo prazo (uns 30 anos). Tem muito espaço pra crescer ainda... talvez tenha uma crise na jornada, aí compramos mais das boas empresas! Como você disse. É ficar de olho.
      O fato de distribuir pouco dividendos não me preocupa ainda. Desde que a empresa em si, esteja crescendo. Mais no fim da jornada da IF. Aí sim, passo a me preocupar mais com dividendos...

      Vamos que vamos amigo. 2014 Promete! Vamos realiza-los, todos os sonhos aos poucos!
      Abraços.

      Delete
  5. Tenho ações da ITSA4 e ela também envia um informativo no final do ano.
    Sinto-me o importante.
    kkkkkkk

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala anon!
      Eu fico até imaginando quando atingirmos a IF.
      Pessoal perguntando o que vc faz da vida e nós respondendo que "somos sócios de algumas empresinhas por aí" hehehe.
      Volte sempre chefia. Abraço

      Delete
  6. Também recebi da Ezetec e da Eternit, apesar de as informações eu ter conhecimento isso mostra o comprometimento que a empresa tem com seus Stackholders. Aprovo muito essa atitude, te dá segurança quando a veracidade das informações.
    Só não a tenho em minha carteira por não pagar bons dividendos que é um dos pré-requisitos meus.

    Abraço
    Zé das Cove
    http://buscapelaif.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala Zé.
      O respeito com os investidores é pra mim um dos pontos mais importantes...
      Engraçado você ter recebido o boletim, se não tem ações. Achava que eles pegavam do banco de dados de sócios...
      Volte sempre camarada. Tamo na luta. abraco

      Delete
  7. Ola MF
    Conheci agora seu blog e achei bem interessante. Vou passar a lhe acompanhar.
    Legal essa iniciativa de algumas empresas se preocuparem com os minoritários.
    Abraco

    ReplyDelete
    Replies
    1. El Rey Dividendos!
      Tenho muito o que aprender com você. Vamos a batalha.
      Obrigado pela visita e pelo prestígio!
      Vamos trocando figurinhas.
      abraço!

      Delete