Tarja

"Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisa que não precisamos."

Wednesday, July 30, 2014

[Carteira] Primeira Divulgação

Prezados,

Infelizemente esse mês foi corrido, queria ter postado antes e ter escrito mais.
Reviravolta no trabalho... mudanças a vista...

Segue 2 gráficos com uma visão de minha carteira de renda variável (estava devendo já faz um tempo).




As "outras", são ações congeladas (cartão amarelo).
Repare que existe uma concentração grande também em algumas ações. Isso se deve a estratégias antigas (e erradas) de alocações de ativos. Só o tempo agora para "consertar".

Fim de semana têm o fechamento de Julho (afinal ainda falta 1 dia útil).
Estou devendo um panorama do primeiro semestre também.

See ya.
MF

Monday, July 7, 2014

[Corretoras] Você é um ...?


As últimas nóticias no mundo das corretoras não tem sido boas.

Ta na hora de protestar na BOVESPA. Em prol das "sardinhas"!

A Rico (Octo) anunciou que ela está praticamente sendo comprada pela DirectaInvest (CGD Securities). Isso pouco tempo depois de alterar o seu contrato de prestação de serviços e logo depois de anunciar que está limitando o acesso ao BastterBlue.


Notícia ruim vendida como notícia boa.


A corretora Ativa também soltou "boas novas". Anunciou já há algum tempo a revisão de suas tarifas e agora cortou por completo a parceria de acesso gratuito ao Bastter Blue.

Em tempos de vacas magras (pouco interesse de pequenos investidores na bolsa) as corretoras correm para sairem do vermelho e acabam por aumentarem suas tarifas. Afugentando assim ainda mais investidores. É um ciclo. Dinâmica do sistema, o arquétipo mais simples: Concertos que estragam!

Acredito que boa parte do esforço deveria vir da própria BOVESPA, com políticas de redução de custos para baixas movimentações. Aquela tabela que eles sugerem como padrão para corretagens é a coisa mais ridícula que já vi...

A quantidade de investidores pessoas físicas na bolsa hoje (dados de Junho/2014) é 564.293 (75% homens e 25% mulheres). Em queda desde 2010, quando éramos 610.915 ( redução de -7,63%).

Em 2012, uma reportagem do site Valor, estimava que dentre as pessoas físicas cadastradas na Bolsa (um número maior do que o atual), somente cerca de algo entre 100mil e 120mil eram realmente pessoas ativas. Vocês que me leem agora, provavelmente fazem parte deste mundo. Ou seja...

Apenas 0,05% da população brasileira. 


"Somos lobos solitários nessa imensidão de tubarões."

Mas em meio as más notícias. Navegando em mar aberto em busca de refúgio, encontrei a corretora que me fez despertar o espírito do investidor brazuca que existe dentro de mim... 










Mas não.
Eu não sou um trader...










MF

Tuesday, July 1, 2014

[Fechamento] Junho/2014

Salve Salve blogosfera,

Post rápido para atualizar patrimônio. Pretendo realizar outro divulgando com mais detalhes a carteira (como comentado pela comunidade o interesse em se discutir a estratégia e não somente números) e com um panorama geral do trimestre e semestre!

O mês de Junho iniciou bem, com uma forte alta, finalmente venci a barreira dos 130k. Porém o finalzinho do mês trouxe uma queda. Ainda assim perdi novamente para o IBOV, mas por pouco não foi o melhor mês histórico da carteira do Migrante. Vamos aos resultados.

Fechei o mês com R$ 133.103,62.
Variação patrimonial: +4,22%  
Rentabilidade pelo sistema de cotas de: +2,89%. (Contra 3,76% do IBOV)

Faltou só a classificação do desempenho pelo sistema Uó...

Na vida pessoal Junho não foi um bom mês, nada relevante. Correria também para finalizar o MBA, reta final, vamos que vamos. Acredito em algumas novidades para o 2° semestre de 2014. Provável mudança profissional (não necessariamente boa), tenho que tomar uma decisão de grande impacto no futuro agora em Julho. Nessas horas confesso que sinto falta de conselho de um pessoal mais experiênte (Cade vocês, Uo? Troll? Executivo Pobre? Corey? Catarrento? hehehehe)

Começo a olhar para o meu patrimônio e realmente fico com dúvidas se consequiria algo razoável antes dos 40. Acho muito difícil... se não conseguir um jeito de alavancar isso. No pior dos casos, a solução seria fugir desse país mesmo. Pelo menos teria uma vida boa, mesmo trabalhando até os 60.

Abraços Guerreiros!
MF