Tarja

"Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisa que não precisamos."

Tuesday, August 26, 2014

[Desempenho] 1S 2014 - Devemos desistir?

Fala galera, post rápido que estou enrolando faz tempo para postar mas que de certa forma tem muito a ver com o momento em que a blogosfera vive.

O desempenho histórico da carteira do migrante até este primeiro semestre de 2014!

Vamos lá:

Desempenho pífio?
Como podem observar no gráfico acima, o meu desempenho (Índice) não foi muito bom até então. aqui entramos em um ponto importante tocado pelo Dividendos, de que talvez seja melhor deixarmos nosso dinheiro na renda fixa.

Ainda não penso bem assim. É visível que o esforço tem certo valor, se comparado ao IBOV (e consequentemente a compras passivas de ETFs BOVA11). Porém o mesmo ainda perde para o DI e até mesmo o IPCA. Triste... Acredito que o desempenho de Julho e Agosto devam melhorar este gráfico. Mas outros 2 pontos pesam contra este resultado. O desempenho ruim da renda variável dos ultimos anos e o fato de minha carteira ainda ser muito nova. Ainda acredito que no longo prazo, tudo será frutífero! Isso ainda porque estou evoluindo cada vez mais. Esse mês já até comprei FIIs e operei opções. Pela primeira vez! Diversificando assim cada vez mais a estratégia. Tentanto colher frutos dos melhores pomares possíveis!

A todos os amigos que divulgaram sua insatisfação com o mercado ultimamente, conforme discutido no belo post do El Rey Troll. Eu vos digo! Eu ainda "tenho fé"! (metaforicamente, sou ateu!)


Acumulo Patrimonial do Migrante - Histórico - 1° Semestre/2014
Ainda bem que iniciei essa jornada em 2013.
Se está desse jeito estando ruim... Fico imaginando quando estiver bom!

Avante Guerreiros!
Utah!

14 comments:

  1. 95% das pessoas desistem que entram na RV, quer virar estatística? rs

    ReplyDelete
    Replies
    1. hahaha
      Eu não Uorrem!
      Não esse tipo de estatística!

      Delete
    2. 95%?
      Caraca estatística pouco animadora, qual a fonte desse número?

      Delete
  2. Desses 95% que desistem, um bom número desistiu sem perdas importantes. Alguns ficam insistindo em algo que não é pra eles e se fodem de verdade. Percebemos que o Migrante não serve para RV, o melhor seria sair agora, antes que tenha uma perda considerável e saia no fundo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Anon, vc esta enxergando alguma "perda importante" no meu portifólio?
      Como disse, os meses de Julho e Agosto foram bons. Provavelmente me colocam acima da inflação já. Estou ganhando de lavada do IBOV e amadurecendo cada vez mais. Confesso que fiz alguns erros no início. Mas ainda bem que estou aprendendo com meus erros...

      Se quiser colaborar e citar melhor onde estou errando. Tambem gostaria de ver seus exemplos de bons investimentos. Pq nao começa um blog? Com certeza seria um leitor assíduo.

      abs

      Delete
  3. Momento interessante este na blogosfera. Logo agora que estamos ensaiando uma recuperação, o psicológico parece ter afetado muitos "holders" e estão todos doidinhos pra vender no fundo, rsrsrsrsrsrsrs

    O Sr. Mercado é cruel, como sempre...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Dimarcinho.
      Psicologico é foda. Eu estava achando bom poder acumular patrimonio com o mercado laterizado. Mas confesso que estou achando melhor ainda ver o bolo crescer com essa "leve recuperação".
      Eu ainda sigo firme no longo prazo. Veremos...

      Delete
  4. Replies
    1. Só não pode casar Sardinha! hehehehe
      #MarriageStrike!

      Delete
  5. Eu não estou entendendo esse desanimo da blogosfera e a história do longo prazo e empresas com bons fundamentos para os holders?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala Surfista!
      Eu sou um "holder" mas ao mesmo tempo não me considero um...
      Ambíguo. Mas considero o investimento gradual muito mais abrangente que isso. Fico feliz quando consigo comprar boas empresas baratas (abaixo do valor patrimonial, por exemplo) e também fico feliz quando o "bolo cresce".

      Espero que os outros amigos "se encontrem".

      A única parte ruim é que o crescimento é muito lento.
      Ficar rico de bolsa é realmente algo difícil...

      Delete
    2. Eu acompanho a rentabilidade da minha carteira, mas é um dos indicadores que tenho menos apego, foco muito na minha capacidade de aporte.
      Você já fez a leitura do livro do Benjamin Graham, O Investidor Inteligente, o que ficou marcado pra mim após a 1a. leitura do livro foi a abordagem simples para escolher empresas para investir, a confiança no longo prazo e a eliminação da expectativas de vencer o mercado em relação a rentabilidade.

      Delete
  6. Então Migrante, o que falei lá em cima é justamente o que você confirmou embaixo. Você não teve perdas grandes, e justamente por isso não vendeu no fundo. Porém, mais hora, menos hora isso VAI acontecer (tudo cair forte). Neste momento os b&h não vendem, na verdade, nem ficam olhando cotação ou comparando com outros índices. E por todos os seus comentários dá pra ver claramente que você não aguentará a pressão e venderá tudo no fundo. Desista enquanto é tempo. (Não estou sacaneando, estou dando uma resposta para a sua pergunta do post).

    ReplyDelete
    Replies
    1. Anon, eu agradeço os conselhos.
      Olha, como eu disse. Ainda não tive "grandes perdas" (em valor absoluto), mas em alguns aspectos você esta enganado sobre minha pessoa. B&H não vende. Ok. Não acho isso uma regra. B&H pode adaptar a carteira se o ativo não esta mais dentro dos requisitos. Eu opero no mercado desde 2007. Já peguei a crise de 2008. Me fudi, perdi 50% do meu patrimônio na época (que era baixo). Fiquei depressivo cara... da vontade de se matar mesmo. Eu era muito muquirana, me privava de muitas coisas, pra economizar um pouquinho e investir. Imagina a sensação de perder anos de esforços (economias) em poucos meses... é foda!

      Hoje ja me recuperei e aprendi a lição. Diversifiquei. Nao coloco grana mais em "apostas" e mantenho uma reserva justamente para poder comprar mais nas baixas. Estou amadurecendo minha estratégia cada vez mais... não me vejo saindo do mercado acionário...

      A pergunta do meu post, era justamente com o objetivo oposto. O de "não devemos desistir". É a forma como eu encerro o meu post. Minha disciplina de economizar e investir, esta fazendo minha carteira crescer. No início os aportes chegam a ser mais importantes que o retorno...

      Como disse, uma pena vc me exergar dessa forma, pois não é a maneira como eu mesmo me enxergo. A comparação com o indices é besta. É só pra avaliar com o IBOV (e ver se eu comprasse somente BOVA11 seria melhor) e o DI (pra ver se eu deixasse na RF estaria melhor). A inflação eu considero o mínimo. Se eu perder pra inflação no longo prazo, não vejo mais lógica em investir....

      E veja bem. Eu mesmo disse no post. Nao me importo muito com a comparação. Não dou muito valor. Minha carteira é jovem e esta somente no início. No longo prazo acredito que ira amadurecer. Os comparativos serão apenas uma confirmação no longo prazo...

      Mas estamos ai anon. Criticas construtivas são sempre bem vindas!
      abs

      Delete