Tarja

"Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisa que não precisamos."

Sunday, September 21, 2014

[Especial] Segredo para a Independência Financeira!

Salve, salve guerreiros! 

Posts cada vez mais escassos de minha parte. Peço desculpas. Mas até o fim do ano, vai ser assim. Por outro lado temos, pelo menos eu, o que comemorar.

Um ano de blog!

Mais de 8 mil pageviews (metade minha?). Não é algo muito grandioso. Sou mesmo uma merdinha no oceano. Mas se uma única pessoa tiver lido o blog e tiver refletido um pouco sobre finanças pessoais, já me dou por satisfeito.

Bem... vamos ao post especial.

Qual o segredo para a independência financeira?


Migrante na paz. Longe dessa barulhada infernal...

Discorro aqui uma análise, com o objetivo de encontrar o equilíbrio entre vida e aportes (investimentos) na busca de uma possível libertade financeira!

Imaginemos a seguinte situação.

Você precisa de Y% do seu salário para viver (gastos com necessidades básicas, lazer e reserva para gastos eventuais). Consequentemente, sobra para você X% para investir. Onde X+Y = 100% 

"Supunhetemos" que:

1 - Você vai viver até os 100 anos!
2 - Você vai aportar X% do salário, "religiosamente".
3 - O seu salário é sempre ajustado pela inflação.
4 - O seu investimento sempre rende 0,5% mensais + inflação.

Sei que se trata de uma análise bem limitada. Mas veja que as suposições não são tão absurdas. Os títulos do governo pagam hoje próximos de 6% + IPCA (ao ano), não muito longe do que foi sugerido (0,5% ao mês). Sabemos também que a bolsa no longo prazo tende a render muito mais. Os salários em geral acompanham a inflação, e se você ainda for novo, provavelmente seu salário venha a valorizar ainda mais no longo prazo.

De posse dessas premissas. Temos 2 situações:
1° Situação: onde o montante que você acumulou durante vários anos aportando, ficou de um tamanho, tal que você consiga retirar o mesmo montande Y para viver até que complete os 100 anos.

2° Situação: onde o montante que você acumulou durante os anos de investimentos, ficou de um tamanho, tal que você consiga viver somente com o juros (0,5% do montante equivalendo à uma quantia maior do que seus gastos Y), de forma com que você "nunca" precise tocar no montante acumulado. Dessa forma chegamos à subsistência infinita.


Mais uma vez. É importante frizar as limitações dessa análise. Aqui não consideramos uma possível doença futura. Possibilidade de morte. Golpe. etc. Os gastos são considerados fixos e não crescentes. Trata-se apenas de uma forma limitada. Porém muito interessante para analisar o planejamento.

Assim. Então. Portanto. Chegamos ao "resultado" final. O guia para seus investimentos. 

O ábaco da liberdade financeira!

Pronto. Com isso você vai ficar "livre"!
Mas então. Que merda de "ábaco" é esse?
Guerreiros. Trata-se nada mais do que um gráfico com a projeção da duração (em meses) do seu capital acumulado.

Vamos por partes.
Especificamente, nesse gráfico, consideramos que inicia-se os investimentos aos 25 anos (300 meses). Logo, você ainda possui uma especativade de vida de 900 meses (300+900 = 1200 meses = 100 anos), conforme a linha branca. A cada mês que você investe, você vai precisar de menos dinheiro acumulado, uma vez que vai viver menos. Portanto, a linha branca vai decrescendo, enquanto seus investimentos vão crescendo (linhas coloridas).

Não se preocupe com os dados que lancei! Apenas observe que a idade de início de investimentos e a espectativa de vida podem ser ajustadas. O importante é compreender que este não é o dado mais importante. O mais importante é compreender como o gráfico se comporta.

Exemplo:
Vamos supor que você possua 25 anos (mês 300) e ganhe 5 mil reais.
Se você for muito frugal e conseguir viver com apenas 500 reais mensais e investir 4500 reais (Y=90% do salário), você alcançaria em 20 meses (mês 320) o equilíbrio da situação 1. Onde o montante acumulado, com retiradas mensais de 500 reais, duraria até que você completasse 100 anos! OU aportando apenas 1 mês a mais (21 meses), você alcançaria a condição de que o rendimento do montante seria maior do que a retirada de 500 reais, assim seu montante duraria "eternamente"!

Do lado oposto extremo, se você viver com 4500 reais e investir apenas 500 reais (Y=10%). Você alcançaria a situação 1 (gastar o acumulado até os 100 anos) depois de 38 anos, aos 63 anos de idade (mês 758) e a situação 2 (renda "infinita") 4 meses depois, no mês 762.

Observe que as curvas coloridas, tendem ao infinito, não muito depois de cruzarem com a reta branca. Isso nos remete a ideia de que é muito melhor buscar a situação 2 (viver dos rendimentos do montante) do que a situação 1 (gastar o montante acumulado antes de morrer). 

Dessa forma, vamos dizer que o que interessa mesmo é a situação 2 (viver de juros e não tocar no principal). Assim, podemos nos preocupar somente com uma questão:

Se eu invisto X% do meu salário e vivo com Y%. Em quanto tempo os juros do montante acumulado serão o suficientes para cubrirem minhas depesas Y%?

Conforme tabela abaixo. Eu precisaria de 21 meses, investindo 90% do meu salário para passar a ter um rendimento "infinito" equivalente aos 10% do salário (que eram utilizados para se viver).


Traduzindo esta tabela para um outro gráfico, têmos:

O "equilíbrio" para a liberdade!
Percentual investido mensalmente X quantidade de meses necessários para a IF.

A "mídia" diz que você deve investir 10% do seu salário. O que levaria mais de 38 anos para alcançar uma renda passiva equivalente aos outros 90% que você utiliza para viver. Muito longo, Não? Só de aumentar 10% os seus aportes, esse tempo reduz em 11 anos!!!! Ou seja, aportando 20% do seu salário, você alcançaria uma renda passiva "infinita" em 27 anos!

Se você não investe nada, você nunca vai chegar lá. Mas se já investe 10% e têm menos de 30 anos, vai "garantir" sua aposentadoria na velhice. Se você é ainda mais agressivo. Pode chegar a "tranquilidade" bem antes.

Olhando bem o gráfico, vemos que a curva "despenca" no seu início e tende a variar menos na cauda (lado direito). 

Pessoalmente, não vejo sentido em se privar de viver para aportar 90% do salário e chegar mais rápido a IF. Até porque, teoricamente, para manter a renda passiva "infinita" você teria que viver com o mesmo montante mensal "eternamente" (apenas 10% da sua renda atual).

Acredito que o legal desse gráfico, seja pensar assim: Suponha que você receba 10mil reais mensais e viva com 30% do seu salário, podendo investir 70%. De toda forma, manter gastos de 3 mil reais eternos (mesmo que corrigidos pela inflação) é algo desafiador para quem planeja comprar casa, carro, ter filhos, etc. Dessa forma, eu colocaria uma folga de 20%. Assim, pensar que investir 50% (5mil) ao longo de 12anos para depois ter uma renda "infinita" de 5 mil, já é algo mais realista!

Observe que o real segredo para a Independência Financeira no fim das contas, não é o tanto que se investe e sim o quanto se gasta. No exemplo extremo de uma pessoa que investe 90% do salário, ela só consegue a liberdade financeira, justamente devido ao baixo consumo que ela têm (de 10% do salário).

Sem mais amigos.
Espero que lhes sirvam de reflexão.
Vida simples e matuta.
Saudações.
MF



6 comments:

  1. Bem pensado. Cuidado com os erros ortográficos. Abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá anon.

      Obrigado pelo comentário!

      Realmente sou péssimo com português. Muitos erros foram devidos à "pressa". Sempre que possível, ficaria agradecido, se pudesse citá-los.
      Me esforço para escrever bem. Mas nesse aspecto acredito que preciso melhorar muito ainda.

      abraços.
      volte sempre

      Delete
  2. Olá Migrante,

    Penso de forma semelhante.

    http://investidordefensivo.blogspot.com.br/2010/10/o-mito-de-guardar-10-do-salario.html

    http://investidordefensivo.blogspot.com.br/2013/09/cuidado-com-aumentos-de-salario.html

    Abs!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala Grande I.D.!
      Nao tinha visto o seu post de 2010.
      Muito semelhante ao estudo que fiz. A única diferença é o rendimento utilizado.
      Eu também, estava achando que a diferença entre viver de renda e gastar toda a grana acumulada, ia ser muito grande. Mas no fim das contas, a diferença foi pequena.

      Curioso também, que no início da vida vida é complicado investir um percentual significativo. Mas a medida em que os aumentos salariais aparecem, devemos fudir da tentação de aumentar os gastos! hehehe

      abs!

      Delete
  3. Replies
    1. S.P.!
      Quem bom que gostou... estava achando um pouco confuso.
      No fim das contas, não foi um post muito popular... rsrsrs

      Obrigado pela visita.
      abs

      Delete