Tarja

"Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisa que não precisamos."

Tuesday, October 8, 2013

Um ótimo livro para Iniciantes!

Fala Galera!

Esses últimos dias estive sumido. Muito trabalho e pouco ânimo, até mesmo para acompanhar a blogosfera de finanças. Realmente preciso reavaliar minha vida. Meu humor varia muito com a situações do dia-a-dia. E esses últimos dias não foram fáceis. Mas vamos lá.... vamos tentar movimentar isso aqui.


O título da postagem se deve a um incentivo de nosso famoso blogueiro financeiro petroleiro, Sr. DiMarcinho.

O mesmo escreveu (em um de seus últimos posts) sobre o que ele considerava o melhor livro para iniciantes. Acabou ainda me citando como exemplo que alguém que se fudeu lendo o dito cujo livro.
Sim!
Me fudi por causa desse livro. Óbvio que foi por eu ser um completo cabaço também. Mas o livro que procura a te ensinar os segredos "DOS caras" do mundo das finanças, acabou me fudendo ao invés de ajudar.

O Livro que me Fudeu! Valeu Bife!

Entrei de all-in profundamente e tomei nabo. Erro primário de iniciante newba, ainda mais respaldado pelo livro dos fodões. Na época que eu li, era prato cheio pro meu nível de maturidade.

Não vou me atentar muito aqui a descrever o livro. Pretendo ler ele novamente, porque sei sim que é um bom livro. Eu é que não estava preparado para assimilar os conhecimentos dele. Na verdade eu até diria que não é um bom para iniciantes (continue lendo,  pequeno gafanhoto).

Vamos às virgulas.

Primeiro: George e Soros operam basicamente na Terra das oportunidades. E basicamente como muito bem retratado pela série Gigantes da Industria, cujo o próprio Dimarcinho já escreveu sobre, o Estados Unidos era uma caldeira de disputas, competências, desenvolvimento e CAPITALISMO, assim como é até hoje. MAS, nós pobres fudidos operamos no BRASIL. Terra das bananas do futebol e das bundas! Se os políticos já aprontam todas por aqui descaradamente, imaginem a suruba que era antigamente na bolsa (e provavelmente, mesmo com toda a fiscalização de hoje em dia, ainda deve ser).

Brasil...um país sério. O país do Futuro!

Segundo: Eu não conheço muito bem a vida do Soros e do Buffet, mas sempre ouvi falar que são investidores de peso. Na verdade Soros é especulador, capaz de manipular todo o mercado, enquanto o Buffet é mega investidor capaz que comprar empresas inteiras em poucas tacadas. Os caras movem milhões! Obvio que não começaram de cima. Eles são selfmade men, construiram suas fortunas do nada. Mas deveriamos avaliar então suas formas de investir, quando estavam ainda na trajetória de bilionários. Sei que na essência não devem ter mudado muito, mas sem sombra de dúvidas, são formas distintas de operar (enquanto se constroi fortuna X quando já se "chegou lá" ).

Pois bem. ZERO. Sim, não vou enumerar mais (1°, 2°, 3°...) os "por ques", passemos logo ao principal.

O principal motivo que não julgo esse livro bom para iniciantes é que ele procura te ensinar a Ganhar dinheiro!
Sim!
Sei que é o principal motivo de estarmos na bolsa. Também sei que no livro se fala para não perder o suado dinheiro, mas livro bom pra iniciante tem que ensinar é isso. Como não perder dinheiro na bolsa!


Neste aspecto, atrelado ao fato de ser um livro nacional, e contar os "causos" da nossa bolsa! (BVSP, CVM, época da BVRJ , megamanipulações como a do Naji Nahas, etc). O melhor (me isento dizer que é o melhor, isso varia muito de gosto), um ótimo livro de investimento para brasileiros iniciantes é o do Décio Bazin.

ANTES QUE SEJA TARDE!
Este livro conta todos os aspectos da podridão do mercado. Pessoas que suicidaram, manipulações escandalosa, erros básicos... De forma geral apresenta o que é o senhor mercado. Do jeito que é. Nu e cru. Com um grande foco...não perca o seu precioso dinheiro!
Talvez precisasse de atualizações, quem sabe falar do Eike Batista? Talvez reavaliar o foco em dividendos ( hoje em dia, muitas empresas de crescimento tem se mostrado bons investimentos).... porém infelizmente o autor do livro já morreu. Fica então sua obra prima.
Um must read para todo investidor brasileiro!
Talvez futuramente faça um post dedicado ao livro.

Já leram os dois? Quais as opiniões de vocês?
Existe mais livros que são clássicos para nós, pequenos investidores? Sempre aberto a sugestões.
Avante guerreiros!
Rumo a IF!

6 comments:

  1. Fala, Migrante!

    O melhor aspecto que considero no livro é que ele lhe "ensina" a montar um sistema de investimentos.

    E, note que o livro é amplo: para investir em qualquer coisa, sejam ações, renda fixa, imóveis, enfim, qualquer coisa.

    Confesso que li há pouco tempo e, já vi algumas coisas do Sr. Mercado, então, não posso dizer como vc com o olhar de iniciante.

    Acho que o iniciante tem q ser arrebentar um pokinho pra depois entender o que realmente ocorre.... rsrsrs

    []s!

    ReplyDelete
  2. É um livro de emprededorismo mesmo!
    Diretores de empresas iam tirar muito proveito desse livro...

    Você já é um pouco mais "velho de casa", pelo menos pelo conhecimento que passa (não sei pelo tempo).
    O livro continua pra mim um must read. Só não recomendaria aos leigos como uma das primeiras leituras.... pois como escrevi, para mim não foi proveitoso.

    Nesse aspecto, Leitao, Bastter e Décio Bazin cumprem melhor esse papel introdutório.

    Mercado também é foda né?! A maioria das coisas na internet fala é sobre o grande potencial que temos de nos tornarmos ricos operando na bolsa.
    Só que esquecem de falar que pra maioria, isso vai demorar uns 30 anos...
    hehehe

    ReplyDelete
  3. Fala MF,

    O primeiro livro eu tenho em pdf apesar de ainda não ter tido a oportunidade ainda de ler, já o segundo do Décio Bazin eu havia apenas ouvido falar vou procurar na internet para incrementar o meu acervo.

    Abraço,
    IM.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala IM! Eu cheguei a procurar o livro pra download, mas nao achei!
      Acabei desembolsando a grana mesmo. Acho que vale a pena, até pq é o tipo de livro q recomendaria como o primeiro para futuros investidores, então dá pra ir emprestando pra galera!

      Se for o caso, dá um toque, que dou um jeito de te emprestar ele! hehehe
      Abs!!

      Delete
  4. Tem que aparecer mais rapa!
    Bela foto do estádio, rs.
    Parei de ler livros dobre investimento, acho que já deu, rs.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Grande Uorrem!
      Prazer sua visita por aqui!
      Me desculpe o sumisso. Preciso aparecer mais mesmo... só acho q não tenho o dom de escrever assim. Mas vamos que vamos.
      Depois passe umas dicas de livros que vc leu!
      Eu já li alguns livros bons... não soube é assimilar o conhecimento direito.
      Mas vamos q vamos. Acho q qualidade é melhor q quantidade (como quase tudo na vida).
      Abs
      MF!

      Delete