Tarja

"Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisa que não precisamos."

Saturday, December 14, 2013

Moedas Virtuais no contexto da IF.

Não vou me atentar muito aos conceitos das moedas virtuais. Existem milhares de artigos na internet que desbravam muito bem o assunto. Se você não entende nada sobre o assunto. Sugiro que leia, se informe e "fique por dentro". Trata-se de um novo conceito de transações financeiras, que julgo que terá grande futuro. Não só eu como grandes instituições financeiras e formadores de opinião. Só para exemplificar, nos links abaixo, você confere algumas notícias referente a opinião do Bank Of America sobre a moeda:

Inc: Bank of America: Bitcoin Will Be 'Serious Competitor' to Cash
The Verge: Bank of America says Bitcoin could become a 'major means of payment'

Moeda do futuro?
Por si só, esse já seria um bom motivo para investir nessas moedas, não? 

É...não mesmo!

Explico.

Apesar de ver grande futuro neste novo paradigma, nada não passa de uma grande especulação (principalmente no início, em que existe uma grande volatilidade). Toda e qualquer moeda em sí, assim como o ouro, são formas de se especular. São recursos que não geram valor, empregos, produtos, etc. A variação dos seus preços, nada mais é do que o "humor", valor extrínseco, que o mercado esta disposto a pagar. 

Curto e grosseiramente, é como uma jóia, ou uma nota de papel. Guarde-a na gaveta e teoricamente, você terá daqui 50 anos a mesma jóia e a mesma moeda. Obviamente o seu valor será diferente, de acordo com o que o mercado está disposto a pagar. Isso acontece com qualquer mercadoria. É bem diferente de comprar um pedaço de uma empresa, em que "supunhetemos" que nestes mesmos 50 anos, a empresa dobre o lucro, logo, teoricamente e grosseiramente, esse pedaço da empresa que você comprou, deveria valer o dobro (seu valor estaria ligado diretamente a sua capacidade de geral lucro).

"Dizem pra colocar dinheiro agora... então a bolha estoura!"
Obvio que não é tudo simples assim. Ao comprar ações da AMBEV, por exemplo, nada irá garantir que ela manterá o mesmo ritmo de crescimento dos ultimos anos, assim como, nada garantirá que ela continuará como a maior companhia de bebidas do Brasil. O seu valor em si, também não é unicamente relacionado a sua capacidade de gerar lucro. Nada revelador de minha parte. Bons investidores sabem disso de cor e salteado. Mas trata-se de um viés diferente. Empresas são dinâmicas e passíveis de adaptações, além de envolver vários aspectos políticos (mercado, empregos gerados, protecionismos, interesses pessoais, etc).

Já essas novas moedas virtuais, além de não haver essas garantias de que uma delas será mesmo a moeda que irá prevalecer. A possibilidade de surgir uma moeda com uma tecnologia mais "robusta" capaz de desbancar a BitCoin é muito maior, mais imprevisível e capaz de ser mais instantânea (a migração), principalmente nesse período de instalação/implementação. 

O que temos que entender bem, é a diferença entre essas opções de alocar o seu dinheiro.

Y!
Devemos separar muito bem o que é investimento do que é especulação.
Nada contra você alocar parte do seus recursos para especular, desde que seja um valor que não comprometa o seu patrimonio e que também exista uma estratégia.

Eu, particularmente, ganho o meu sofrido dinheiro com muito suor. Horas e horas de trabalho despendidas quase que "enjaulado", com a liberdade praticamente privada. Ainda tenho que pagar tudo mais caro. É o carro mais caro do mundo, o minuto de telefone mais caro do mundo, os eletrônicos mais caros do mundo (ex: iPhone, PS4), provavelmente as moradias mais caras do mundo (principalmente em algumas regiões de SP e RJ), o governo mais ineficiente e currupto do mundo...

Trabala e não reclama!
Não temos muitas opções a não ser aceitar boa parte de toda essa merda. Perder boa parte de nossa juventude e paudurecência, para sofrermos nesse pais das aparências e da ostentação. LOGO, não estou disposto a correr grandes riscos de algo em si que não passa da mais pura especulação, mesmo que ainda acredite ser o futuro das transações financeiras! Já corremos o risco inerente das ações, que são muito mais fundamentadas e sólidas. 

Ta Barato! Seu otário!
Sei que muitos podem alegar que o Bitcoin, assim como o Dolar é um representante do mercado. Que o Dolar representa a economia americana, e em uma analogia barata, o BitCoin seria a nova forma de representar a economia mundial. Porém o Dolar em sí é apenas um nome, e um papel impresso... 
Todos sabemos que no Brasil mesmo, já mudamos de moedas/cotações/papeis várias vezes. Uma moeda forte em si, depende de uma economia forte. E a base de uma economia forte nada mais é do que suas empresas e companhias, gerando lucro e empregos. 

Logo, portanto, enfim, as respectivas ações destas empresas são os melhores representantes do sistema captalista e da possibilidade de enriquecimento que este sistema nos permite.

Assim seja!

Rumo a IF!

6 comments:

  1. Bem embasado! Essas moedas são furada,o Pobretão caiu na onda,comprou a tal da Litcoin à 130 dilmas e agora vale 50...kkk

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala Anon!
      Comprar assim então, na onda dos outros é a pior coisa que têm...
      Se o cara tiver uma estratégia de compra para o longo prazo. Alocando um percentual muito pequeno dos investimentos. Talvez vá lá...

      O mais legal mesmo, acho que seria minerar essa moedas. Eu mesmo já tentei minerar BitCoin. Com certeza gastei mais com energia elétrica, do com o que ganhei em si. Então deixei de lado.

      Não podemos perder é o nosso objetivo principal. A Indepêndencia Financeira. E uma das regras máximas é, não perca dinheiro!
      O tempo que gastei trabalhando pra ganhar o dimdim, não volta mais...

      abraço.
      Volte sempre!

      Delete
  2. Pura especulação, não tem fundamentos, não tem nenhuma base, pode ser até uma tendencia para o futuro, porem vou apreciar / acompanhar de fora. Como você mesmo falou que para ganharmos nosso suado dindim temos que ser escravo, trabalhar arduamente todos os dias e enfrentar diversas situações etc. por isso temos o dever de valorizar nosso salario, aplicando em algo sólido e com fundamentos...
    "É tão difícil de ganhar $$$ mais para gastar, rsrs num piscar de olhos.. "
    abs

    ReplyDelete
    Replies
    1. É isso aí Motoboy. Compartilhamos da mesma opinião. Vamos valorizar nosso dimdim! Investimentos conscientes!
      Volte sempre camarada.
      Abraço

      Delete
  3. M.F.
    Feliz natal para voce e todo mundo aí.
    Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Grande Uorrem!
      Feliz Natal atrasado! rsrsrs
      Viagens de fim de ano, eu acabei me distanciando um pouco da blogosfera.
      Bom para esfriar a cabeça também.
      Já aproveito e lhe adianto um feliz ano novo e pra toda sua família.
      Muito obrigado.
      abraço!

      Delete