Tarja

"Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisa que não precisamos."

Monday, September 9, 2013

Encher o rabo de dinheiro?!

Um jovem de apenas 21 anos, recebia 40k libras por ano. Em contas de padeiro, (libra a 3,7) seriam 148k Dilmas por ano. Pouco mais de 12 mil por mês (considerando 12 meses, sem 13°). Óbvio que essa conta não pode ser levada ao pé da letra! O custo de vida e a média salarial na Inglaterra é muito maior. Porém muitos produtos são bem mais baratos também (exemplo, carros e eletrônicos). Por isso, grosseiramente, é uma comparação que é aceitável.

Além do mais, ainda nem considerei os bônus que esse pessoal costuma ter. E vale lembrar ainda que ele apenas estava em incío de carreira... Ele era ESTAGIÁRIO!

Estagiário Brasileiro rumo ao "milhão"!
A questão é: Você não trabalharia insanamente para ganhar milhões em poucos anos?

Meu sonho era trabalhar nesses bancos de investimentos TOP, ao lado desse pessoal que enche o rabo de ganhar dinheiro...eu moraria no escritório (que com certeza deve ser bem melhor que a merda do lugar onde moro). Perderia sábados e domingos. Não me importaria trabalhar muito se recebesse um salário "top of mind" e bônus gordo de 532k no fim do ano. Tanto é que o maior problema desses bancos de investimentos é justamente esse. A galera fica rica rápida de mais lá dentro e acaba caindo fora. Torrando tudo. Perdendo a linha.... aaahhh meu sonho. 

Mas voltemos a realidade. A realidade dos fudidões no Brasil é outra. Já cheguei a trabalhar que nem condenado várias semanas. Sábado e domingo. Mas pra quê? Para ganhar horas no banco de horas, que nunca serão pagas... e que nem sequer posso escolher quando tirar férias! Sou obrigado a pegar férias coletivas quando minha empresa decidir.... e ao critério do meu chefe, quando for mais conveniente (em geral quando tem pouco trabalho). Fica até dificil planejar férias.
Não adianta. Você se mata de trabalhar. Consegue produzir mais do que muitos funcionários da empresa, em geral muito mais do que o pessoal antigo tidos como "sêniors" e obviamente só porque sou apenas um bosta de um funcionário sem um currículo de anos e anos de experiência eu ganho 4 vezes menos... Produzo 4 vezes mais e ganho 4 vezes menos... MERDA! 

E aí? Valeria a pena se matar de trabalhar por nada experiência? ÓBVIO que não! A maioria das empresas brasileiras não possui essa cultura de meritocracia. MUITO PELO CONTRÁRIO! Aqui no Brasil é tempo de casa... funça antigo e AMIGO do chefe. O verdadeiro QI - quem indica OU Quem tem Influência! E nós fudidões. Nos fudemos!

Aí vale mais a pena ir pra casa. Ler um livro. Praticar um hobbie. Academia. Ver os amigos... beber todas e ser feliz. Talvez estudar por conta própria algo interessante. Planejar os investimentos. Um futuro empreendimento. Formas de ser mais frugal e economizar. Meios de se desenvolver e lidar melhor nos relacionamentos (entenda: aprender a não ser um perdedor e aprender a pegar mais buças).

Desenvolvimento pessoal. fudidos também podem. Devem!

Bem... voltando ao caso do jovem Moritz (assunto do início do post), o estagiário de 21 anos que morreu de tanto trabalhar!
Do que adianta o maluco encher o rabo de dinheiro? Ele ganhava uma puta grana já tão jovem! Mas se dedicou tanto para DAR, literalmente, a vida pro chefe dele ? Este é um caso muito específico. Se tivesse o emprego dele. Dedicaria horas e horas de trabalhos incansáveis sim! Mas também me preocuparia com a saúde, a
limentação e sono. A virilidade da juventude é passageira! Mas me esforçaria ao máximo para me manter nesse emprego, com planos de frugalidade e investimentos para alcançar rápido a independência financeira, além de diversão também para não me deteriorar tanto assim no trabalho...

Nós jovens fudidos também temos o direito de sermos felizes!
Usando as caçambas como nosso amigo Mobral... pra se divertir!

Porém minha realidade é completamente diferente. Me esforçar demasiadamente é desperdício de energia, pois não serei recompensado. Neste caso acredito mais na eficiência e na lei do esforço necessário, além da diversificação. Não adianta eu me matar (e me privar de outras atividades) para aprender uma nova lingua em 6 meses, por exemplo, se isso não vai ter alto impacto na minha vida. Mas acredito que vale a pena se esforçar ao longo dos anos... sempre aprender algo novo. Desenvolvimento constante, pois muito mais do que desenvolvimento profissional deve ter também o foco pessoal. É só ir sem pressa. Aprendendo várias coisas paralelamente... mas de forma constante.

Entretanto, a morte desse jovem também me faz refletir muito sobre a vida. Afinal, para a maioria de nós, acabamos vivendo para trabalhar ao invés de trabalhar para viver. A semana toda é gasta em função do trabalho e só temos um pouco de paz nos fins de semana (isso quando não nos preocupamos com contas, impostos, rejeições, etc). É nessas horas que relembro da vida no interiorzinho. 

Cidadezinha TOP!

Penso no estilo de vida do Roger da Cidadezinha. É o sonho. O ideal! Mas com alguns poréns que explico em um post futuro. Pois quem nasceu no interior sem ter rodado um pouco, em geral não dá valor e continua preso na matix, num ciclo.



A libertação está em sair do interior e retornar depois de um tempo... como alfa top, el rei feudal!

Ex-Fudido. Agora Rei... com algumas de suas mulheres!
Porém enquanto isso... estamos na labuta!

PS:
E vocês? Acham esse Moritz um workaholic babaca? Se matariam de trabalhar por bônus milionários?
Visam uma vida mais equilibrada? Ou extrema?
Avante fudidões!
MF

11 comments:

  1. Fala MF, eu realmente nao sei bem a minha opniao, se ele se matasse de trabalhar, e mao morresse....e pudesse usufruir dessa grana, seria o ideal kkkk obvio.
    Mas entendo o pensamento, a juventude eh curta, nao se deve disperdisa-la.
    E tbm entendo q se esse cara nao tivesse morrido, poderia ter curtido a vida ainda jovem, com o pe de meia que fez, e isso seria o somho pra todos. Uma IF antes dos 30? Foda pacaralho.

    ReplyDelete
  2. Fala TF. O ponto justamente é esse.
    Tem que aproveitar a virilidade da juventude.
    Mas se ganhasse brutalmente como esse jovem, ia me ferrar durante alguns anos sim.
    IF antes dos 30, que eu conheço, acumulando capital, frugalmente, só o Mr. Money Mustache. O cara é a lenda!

    ReplyDelete
  3. O foda é colocar todas suas expectativas no futuro longínquo. Temos de viver enquanto trabalhos e não trabalhar pra viver, como bem disse o Migrante Fudido. Isso é muito importante, pois o futuro é incerto e podemos não conseguir ficar ricos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nem fala FdM.
      Já perdi amigos por "destino" da vida.
      Frugalidade burra de se privar dos prazeres da vida é jogar fora o que temos de mais valioso, que é a própria vida. Pior que já fiz muito isso...

      Agora tento equilibrar mais as coisas.
      Mas a ansiedade de chegar à IF as vezes é grande d+...

      Delete
  4. Bom post.
    Eu particularmente, não estou nessa de frugalidade extrema, apenas faço um pezinho de meia pra uma velhice tranquila.
    Então não me esforço muito para economizar e investir, fiz um projetinho de aportes sucessivos e não planejo parar de trabalhar.
    Não perderia horas de sono, descanço e lazer para "ficar rico".
    Recentemente até deixei um segundo emprego, por ter avaliado que o retorno financeiro não compensária o desgaste físico e emocional.

    Adimiro a galera que luta pela IF, torço por todos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala PobrePrimata!
      Totalmente valido. Se gosta do trabalho, não vejo problema nisso. Meu objetivo de alcançar a IF, nem é parar de trabalhar, e sim de me aventurar pelo mundo...

      Talvez dar uma volta ao mundo (pegar buças diferentes), mudar pro interiorzinho, arrumar uma fazenda, abrir um buteco, dar aula em escola publica (tentar colocar alguma merda na cabeça desses muleques), me mudar pra praia e meter a vara geral, sei la... o legal é que seria tudo sem o peso de que tenho que ganhar dinheiro. Ìmagino que seja libertador!

      Já tive dois empregos também. A questão é que eu sabia que não ia viver muito se continuasse nessa... Aí não adianta nada ser frugal e investir tudo né?

      A ansiedade de chegar a IF é grande. E ser pobre é uma desgraça... mas se aproveitamos a caminhada, a coisa fica mais facil. Acho sim que vale a pena adiar um pouco a IF, em prol de uma vida melhor. O DiMarcinho já fez uma análise muito boa sobre isso...

      Cada um com objetivos diferentes, mas todos em lutas semelhantes. Esse é o bacana da comunidade blogeira de finanças!

      Delete
  5. A chave da questão é a viabilidade. Por isso que me chamam de El viável. O ideal é fazer de um limão uma limonada. Muita gente já poderia estar vivendo bem se estivesse fora nas cidades grandes.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala Roger.
      Verdade! Pior q só enxerguei isso, quando vim pra cidade grande!
      Mas juntar uma grana por aqui e voltar pra cidade pequena com mais experiência também, é uma boa! Em breve vou fazer isso...
      Apareça sempre.
      Abs

      Delete
  6. salarial na Inglaterra é muito maior. Porém muitos produtos são bem mais baratos também (exemplo, carros e eletrônicos). Por isso, grosseiramente, é uma comparação que é aceitável. perdendo um monte de libras

    ReplyDelete