Tarja

"Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisa que não precisamos."

Wednesday, September 11, 2013

O risco de querer ficar rico rápido! [MMI]


Salve salve, guerreiros da selva de concreto rumo a IF!
Hoje sim vou abordar o tema $$, que no fim das contas, é o tema principal deste blog.

Quero aqui discutir o Método Mobral de Investir [MMI] (quero falar dos investimentos em ações de alta "periculosidade" e não dos investimentos que o Sr. Zé Mobral anda fazendo com índias.) 

A maioria de vocês, leitores da blogosfera de finanças, provavelmente conhecem el-rei do Badoo... O indivíduo que melhor achou utilidade para as caçambas de lixos.... O Sr. Mobral! O ninja da frugalidade extrema.

Quem não o conhece, recomendo que invistam um pouco do tempo com a leitura do blog do dito cujo: http://zemobral.blogspot.com.br

O pior melhor investimento do Mobral:
Sua índia alimentando o Mobralzinho!

O Mobral é conhecido também pela grande rentabilidade que os seus investimentos possuem (ou possuiam?). Ele têm uma estratégia de investimento diferente de toda a manada (ou seria idêntica? - enriquecimento rápido!?) que vale a pena ser analisada com um visão um pouco diferente e correlacionando ao país das bundas (que valem mais que mentes)! 

Uma música que retrata a merda nobreza do nosso país!

O Mobral "desenvolveu" um método de investir em que ele procura garimpar as empresas turn-arounds. Aquelas empresas capazes de darem uma guinada do nada! Saem do prejuizo para o lucro incessante e insano. Vale lembrar que é uma estratégia de alto risco, como o próprio Mobral diz. Acredito sim que seja possível e viável. Maaaasss, somente se você se dedicar muito a isso (quase que exclusivamente) ou principalmente se tiver informações privilegiádas (INSIDER) - o que é crime! Porém infelizmente (como quase tudo nesse país) a maioria dos casos nem são punidos...

ROMPEU! ROMPEU! COMPRA! COMPRA!

O foco da estratégia é nas guinadas nos fundamentos da empresa, não necessáriamente na virada dos preços. Esse fator por sí só, já dá uma segurança a mais aos investimentos. Se fosse baseado em apenas preço aí sim ia ser especulação pura e os tombos mais doloridos (vaaaaiii OGXP!!). 


Mas é aí que a merda entra, profundamente! (E o vídeo acima passa a fazer mais sentido) 

Estamos no BRASIL!!!

Aqui é terra de índio (e índias badoonianas também!)

Mesmo que você tome o cuidado de pesquisar bastante e estudar muito a empresa, quem garante que os resultados não estão sendo manipulados? O caso clássico que veio à público é das ações da Mundial!

MNDL3 - Vendemos alicates e tesourinhas ... que valem mais do que barras de ouro! 

Não quero criticar a estratégia do Sr. Zé Mobral. Estratégia que julgo boa sim, pois induz o sujeito a estudar os balanços das empresas e compreender melhor o mercado. O que quero alertar pros fudidões Brasil afora é: 
MUITO CUIDADO! 


A MNDL3 chegou a subir 2950% em 6 meses. Mas apenas para efeito de comparação, peguei o gráfico de cotações e vi que do topo histórico, ao preço atual a ação vale apenas 1,36%. Logo deveria subir 7537% para voltar ao topo histórico!

Sei que a estratégia do Mobral não é tão banal assim e que a comparação aqui é extrema. Mas fica o alerta. O risco é maior e o tombo muitas vezes iminente!

MNDL3 - Do topo ao ABISMO!

Tenham sempre em mente que somos fudidos! Não temos superpoderes nem informações privilegiadas! Você é frugal ao extremo, sacrifica sua vida para isso e deve portanto evitar também ao máximo perder dinheiro. Investir em ações já é arriscado!! Investir em ações sem histórico de bons desempenhos é ficar VULNERÁVEL! Dediquem sempre pequenas frações para este tipo de investimento, pois se enquadra como especulação. E a regra MASTER BLASTER jamais pode ser esquecida.... diversifique, SEMPRE!

(PS: Para você que não conhece o caso da Empresa MUNDIAL, recomendo ler este artigo da revista EXAME: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1018/noticias/escandalo-na-bolsa )

14 comments:

  1. Fala ae MF

    Estamos juntos! tbm te add na minha lista de blogs..

    Concordo plenamente com o texto, devemos investir de forma ponderada considerando sempre em primeiro lugar os riscos que estamos incorrendo investindo em determinada ação, pois dinheiro da mt trabalho para se ganhar e não queremos entregar de bandeja para os grandes players nessas promessas de “turnarounds” da vida onde só há marketing e nenhum fundamento.

    Abraço,

    IM.
    investidormochileiro.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. E ae IM!
      Pois é cara. Eu ja me fudi muito assim.
      E acredito que a maioria dos investidores na bolsa, também!

      Entramos "dispostos" a correr o risco, para ficarmos ricos rápido.
      Mas o buraco é mais em baixo.
      A depressão que bate quando vemos nosso dinheiro minguar, dinheiro suado que aportamos na base da frugalidade, é extrema. Por isso alguns acabam suicidando. E por isso que prego um estilo um pouco mais equilibrado. Devemos ser fruigais inteligentes e não frugais burros. Se não, sinceramente, é melhor torrar tudo mesmo, momentanemante, como os playboys e consumistas...

      A caminhada à IF não é fácil. Mas continuemos na luta!

      Delete
    2. É isso ai o equilíbrio é a chave do sucesso tbm sigo essa filosofia!

      Abraço,

      IM.
      investidormochileiro.blogspot.com

      Delete
  2. mano, melhore esse portugues...caraleo....

    eminente = importante, digníssimo
    iminente = próximo, em breve

    incessante é com "C".

    afora é junto.


    de resto muito bem, so naõ seja analfabeto como o idiota do pobretão.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Cara sempre fui muito ruim com português mesmo.
      Mas me esforço pra escrever certo, sim!
      As vezes perco tempo até de mais com isso. No blog aqui, acabo escrevendo rápido de mais. Sem gastar o devido tempo "melhorando" o texto... aí acaba saindo merda.
      Mas é um dos objetivos do blog também. Aprender a escrever melhor. Sempre que puder, dê uns feedbacks, fico grato!
      Valeu anon!

      Delete
  3. Replies
    1. Fala PP!
      Valeu pela visita.
      Te coloquei no blogroll de Fodões e Fudidos.
      Vamos ir "trocando figurinhas"!
      Rumo à IF... avante!

      Delete
  4. Migrante, em primeiro lugar parabéns pelo blog. É bom ver que existe uma galera querendo dinheiro e buça de qualidade. O homem TEM A OBRIGAÇÃO de batalhar para melhorar de vida.


    Agora, ao falar do Mobral , eu acredito que ele corre aquele monte de riscos por não aguentar a escola podre. Já trabalhei em escola pública e sei que todo dia o professor é esculachado pelos alunos, pais, direção, Secretaria de Educação e suas ideias idiotas. O cara se sente agredido.


    Mas, ao olhar a estratégia dele dá para ver uma influência do Bastter, que sempre fala sobre a a cotação seguir os lucros. Uma empresa que apresente um aumento de mais de 100% nos lucros costuma disparar na Bovespa. Aconteceu com Hering, Usiminas, Forjas Taurus etc.


    Senhores, devemos buscar dinheiro e buças.


    Abraços,
    Carioca

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala anon Carioca!

      Cara, tem hora que me desanimo com o presente. É triste ver "o mundo" se divertindo... pessoal com carro bacana. AP top. Celulares do ano, Patricinhas do lado (mas tudo atolado no financiamento).

      Enquanto eu frugal, vou me fudendo. Apenas vou investindo aos poucos... tanto financeiramente, quanto profissionalmente, além de fisicamente. Mas no longo prazo eu me animo mais... vejo as coisas melhores. Sério, ando lendo tanta coisa sobre IG que é como se não tivesse como dar errado. Mas óbvio que tem né?!

      Gosto muito da estratégia do Mobral. Quando lí, achei genial. Só que analisando mais criticamente, entendo como capital especulativo. A escola Bastter afirma sempre. Empresas com bom historico!
      Além do mais, é aquela ganância de sair dessa vida miserável... de bater o mercado.
      Aí que pode dar merda!
      Mas acho que o Mobral esta no caminho certo. Esta lutando para melhorar. Quer ser empreendedor.

      Ele tem é que aumentar a renda, e nao se expor ainda mais ao risco! Ele podia tentar virar prof. particular, por exemplo. Tem muitos tirando mais de 10k/mês. Além de aulas de reforço... dá pra arrumar por 50 conto/h. Obvio que não é tão simples. Mas tem que correr atrás...


      Imagino a merda que deve ser mesmo ser Prof. Público. Eu com meu emprego razoável, as vezes dá aquele desespero e depressão... e como disse no inicio ainda. Ai bate a vontade de "chegar lá" ainda mais rápido. Mas reparei que isso também é ruim, pois cria uma ansiedade que não é saciada no curto prazo. E quando dá errado, a depressão é maior ainda (ex: investidor que perde tudo e suicida).

      Mas aos poucos chegamos lá Carioca! Pessoal do Rio tem fama de saber aproveitar a vida bem. Preciso explorar esses lados daí melhor... hehehe

      abs.
      Rumo à IF e buças em a.bundâ.ncia!

      Delete
  5. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  6. A zuada no Mobral foi boa, mas errou quando disse que Mobral é El Rei do Badoo.

    Eu fui o primeiro a trazer o badoo para a blogosfera e a real.

    Hoje não sei se não seria melhor não ter escrito aquele post com essa história da índia maaas... É a vida.

    ReplyDelete
    Replies
    1. É verdade Sr. Sacana!
      Perdôe-me o equívoco!

      Eu fiquei sabendo de você depois. Não sou da época do seu blog.

      Cara...revirei a internet toda e não acho o seu guia.
      Se você puder, por favor manda no meu email.
      Sou tão fudido que nem no badoo me dou bem.
      Só fico nas mensagens... Nada sai do virtual.
      Sou fudido de mais.

      Delete
  7. É por isso que vou me fazer na renda fixa primeiro. Quando estiver uns 70% garantida! rumo para a variável. O estudo já estará avançado também, permitindo evitar ciladas (na medida do possível)

    ReplyDelete
    Replies
    1. MB,
      só não se esqueça que ações são rentáveis no longo prazo. Se você demorar muito pra "garantir" os 70% primeiro. Pode ser que sobre pouco tempo para o investimento em RV maturar...
      Pense nisso!
      As vezes é melhor se planejar e já começar a aportar 30% em RV e 70%RF
      volte sempre
      abs!

      Delete