Tarja

"Trabalhamos em empregos que não gostamos para comprar um monte de coisa que não precisamos."

Sunday, June 8, 2014

[Correlação] Taxa DI & SELIC

Prezados, resolvi  fazer um estudo simples e besta. Peguei todo o historico da Taxa DI e SELIC, desde 1994 (período disponível para ambas as taxas), e "plotei" o gráfico abaixo (histórico diário, retirado do site da CETIP):


20 anos de dados!
(Clique para ampliar)
Conforme havia relatado no post anterior, claramente andam juntas.
Mas a questão agora é... até que ponto andam juntas?

Para isso, resolvi usar uma fórmula simples. A de correlação.

Podemos calcular a correlação entre duas séries de dados com a fórmula CORREL() do EXCEL, cujo conceito é dado, no próprio sitde da Microsoft como:
CORREL
Retorna o coeficiente de correlação da faixa de células matriz1 e matriz2. Use o coeficiente de correlação para determinar a relação entre duas propriedades.
A equação para o coeficiente da correlação é:


Logo, o coeficiente obtido de correlação entre Taxa DI e SELIC foi de:

99,9585%

Concluo portanto que em caso de perspectivas de aumento da taxa Selic os LCI/LCA são boas opções, ao estarem atrelados ao DI e, consequentemente, correlacionados em praticamente 100% à SELIC.

Em períodos em que se prevê uma queda da SELIC, os Título Públicos podem se tornar mais interessantes, devendo levar em conta ainda prazo e imposto de renda, para uma melhor análise! ;)

Relação SELIC & Tesouro Direto


No meu último post, o Dividendos disse que não existe relação entre SELIC e Tesouro Direto.
Acho estranho essa afirmação, uma vez que as próprias LFT são indexadas a SELIC. Os outros títulos, devem ter alguma relação também. O DiMarcinho alega que os títulos possuem uma relação com a taxa DI (CDI) e consequentemente voltam a ter relação com a SELIC.

Preciamos de uma analise mais profunda ou estamos complicando de mais algo simples?


Keep investing my friends!
Saudações.
MF

9 comments:

  1. Olá Migrante
    Na minha opinião, eh simples, mas a relação nem sempre eh direta.
    De um lado temos um " pacote" de indicadores como: taxa de juros, taxa de juros futuro, DI, CDI, IPCA...
    De outro temos o TD, onde existem títulos com características distintas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Entendo Dividendos.
      Por isso que a todo momento evito afirmar algo. Tento sempre levantar hipoteses e questionamentos. Seus comentários me ajudam a entender melhor esses aspectos. Agradeço mesmo, "perder seu tempo" aqui...
      A precificação do TD realmente já é mais dificil. Vira praticamente renda variável se for vendido no período que precede o seu vencimento.

      Delete
  2. Ela sem dúvidas influencia nos títulos, só que para os de longo prazo, o principal fator são os juros futuros ( da selic ). Podemos notar isso bem evidente nos últimos meses, com a selic estagnada, e os títulos de longo prazo reduzindo o prêmio, devido a queda dos juros futuros.

    Se não me engano o dividendos fez uma postagem sobre os juros futuros.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Exato
      Ainda comentei sobre a tendência de baixa.

      Delete
    2. Certo. Quanto maior o prazo, menor a influência dos juros atuais. Assim como as cotações de ações nos preços da opções (maior prazo, menor influência da variação).

      Li seu artigo agora Dividendos. Mas realmete acha que a leitura do gráfico de juros futuros é mais previsível assim? Pelo atual estado da economia (inflação longe da meta) acredito que a alta deve continuar. Se pensarmos nos preços congelados ainda (gasolina, transporte público, etc) a inflação aumenta e consequentemente o aperto na ecônomia...

      A propósito, qual código para obter o gráfico dos juros futuros? O que vc utilizou foi o DI1N14 ? Não apareceu na postagem!

      Obrigado pelos comentários senhores!
      abs

      Delete
    3. Ola MI e UO
      Infelizmente nem sempre as coisas acontecem de maneira racional.
      Gosto de postar os números enquanto eles acontecem, pois assim a critica fica fácil de ser feita.
      Uso o gráfico DI1F20 e quando comentei sobre a tendencia de queda, fui questionado com os mesmo argumentos que vcs fizeram. Pois bem, quando eu postei, us juros futuros estavam em 12,37 e agora estão em 11,85. Ou seja, a queda continua.
      Os aumentos de juros que houveram nos últimos meses não surtem efeito momentaneo.
      É não nos posicopnando e aguradando as cenas dos próximos capitulas é que perdemos oporunidades que são claras.

      Delete
  3. Pelo gráfico aí me parece que estamos chegando ao tipo de uma onda de alta. Vamos agaurdar as cenas dos proximos capitulus.

    ReplyDelete
  4. Migrante,

    as taxas, como já disse, da SELIC e CDI são intimamente ligadas. E, pra falar a verdade, se fosse em teoria, elas deveriam ser idênticas... por isso a altíssima correlação, pois POR DEFINIÇÃO, elas vão ser praticamente iguais.... rsrsrs

    Discutir definição é complexo, né? rsrsrsrs

    []s!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Grande Dimarcinho!
      Muitas coisas da vida só acabam complicando. Um leigo "vê" e acha que são coisas diferentes (nomes diferentes). Depois "lê" e acha que é a mesma coisa.
      Se o governo ainda preve mais aumentos na SELIC, já tem muita gente surfando em maré contrária no DI (índice futuro caindo, conforme o Dividendos falou).
      Acabamos nos confundindo esses conceitos mesmo.
      Essas análises que faço são "bobinhas", mas fazem parte do aprendizado.
      Obrigado por colaborar!
      abs!

      Delete